Consultoria externa / interna
Consultoria é a actividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um determinado assunto. A consultoria não pode ser vendida. A empresa-cliente deve comprá-la de acordo com as suas necessidades. Não é o consultor que deve vender os seus serviços, e sim a empresa cliente que deve reconhecer que algo está errado e procurar a ajuda de um profissional.
Consultores são profissionais especializados que ajudam na identificação de oportunidades de melhoria e na implementação de novas metodologias e sistemas. Ao contratar um consultor, várias vulnerabilidades são identificadas e corrigidas. O consultor ajuda, é um investimento, não é um custo.
O profissional consultor é o que, pelo seu saber, experiência, é procurado para fornecer consultas técnicas ou pareceres, a respeito de assuntos dentro da sua especialidade. A actividade de consultor pode ser exercida pela pessoa autónoma ou por uma empresa especializada. Pode estar ou não vinculado a uma organização. O consultor que se dedica totalmente a uma organização é chamado Consultor Interno (normalmente empregado desta), e aquele que presta serviços ocasionais é chamado Consultor Externo (autónomo).
O consultor interno normalmente é um funcionário da empresa cliente. Faz parte da estrutura organizacional e está inserido na sua cultura e valores. Possui vantagens por estar diariamente em contacto com os procedimentos internos, possui maior conhecimento dos aspectos informais, possui maior acesso a pessoas e grupos de interesse, além de participar da avaliação e do controlo do processo inerente ao trabalho, possui um certo poder informal que pode facilitar o seu trabalho. Por outro lado, o consultor interno carece de actualização prática. Os seus conhecimentos são adquiridos de maneira teórica, por este não ter oportunidade de aplicar esses novos conhecimentos em diferentes casos e empresas. Por esse mesmo motivo, o consultor interno geralmente possui menos experiência que o consultor autónomo. Dentro da empresa, as suas ideias geralmente tem menor aceitação nos altos escalões da empresa e, por normalmente ter vínculo contratual com o cliente, possuem menor liberdade para dizer e fazer as coisas.
O consultor externo é autónomo. O consultor externo possui maior experiência prática que o interno, por estar sempre em actividade em empresas diferentes, com problemas diferentes. Por esse mesmo motivo, o consultor externo pode trabalhar com maior imparcialidade, tendo dos altos escalões da empresa uma maior confiança.
Mas também existem desvantagens: o consultor externo possui menor conhecimento dos atalhos organizacionais (poder informal), pois normalmente não está presente diariamente na empresa cliente. Tem menor acesso a pessoas e grupos de interesse, além de possuir somente um relativo "poder formal". Muitas vezes as empresas possuem ambos os tipos de consultoria. O consultor interno não vem em substituição ao externo, mas sim em complementação. O consultor interno servirá como apoio e ponto focal dos projectos de consultoria, inclusive para minimizar as desvantagens das duas condições isoladamente.
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