Qualidade
O sucesso de qualquer organização depende directamente da sua capacidade em mobilizar e organizar os meios e recursos necessários à realização de produtos e serviços que satisfaçam as exigências, necessidades e expectativas (requisitos) dos seus Clientes.
A Qualidade é universalmente definida como “a aptidão do conjunto das características inerentes a um produto ou serviço em satisfazer os requisitos de todas as partes interessadas”.
Consideram-se partes interessadas todas as entidades que de algum modo usufruem ou têm interesses nos produtos e serviços da organização : os seus Clientes e Utentes, claro, mas também os seus Accionistas e Investidores, os Colaboradores, a Sociedade, o Meio Ambiente e o próprio Estado que, através da Legislação e Regulamentação que publica, completa os requisitos dos Consumidores/Utentes dos produtos e serviços.
A Qualidade é assim e cada vez mais, o “motor” do sucesso de qualquer organização e o grande factor de distinção e escolha de produtos e serviços.
A Qualidade de uma organização, dos seus produtos e serviços é um valor inegável e factor concorrencial decisivo (a escolha de um produto ou serviço é cada vez mais baseada na respectiva Qualidade).
A globalização da economia relança e acentua a competição entre os diversos produtos e serviços e a sua selecção é feita com base na respectiva Qualidade.
A Qualidade é assim uma imposição crescente em qualquer que seja o mercado no qual a organização se insere.
No entanto o simples enunciado da Qualidade dos produtos e serviços, não é suficiente. O que se exige também é que a organização comprove dispor dos meios e recursos necessários ao desenvolvimento de produtos e serviços de Qualidade e à sua melhoria continua, por forma a acompanhar o crescente e natural aumento de exigência dos seus Clientes.
A Certificação da Qualidade é o processo pelo qual uma entidade reconhecida como idónea e competente (entidade certificadora) comprova (certifica) formalmente que os Produtos, Serviços e Processos (conjunto de actividades das quais resultam os produtos e serviços) de uma determinada organização obedecem a regras ou normas específicas.
As regras ou normas que a organização tem de respeitar por forma a poder ser Certificada, são as Normas ISO 9000, publicadas pela “International Organization for Standardization” e as únicas que têm aceitação universal.
A Qualidade é universalmente definida como “a aptidão do conjunto das características inerentes a um produto ou serviço em satisfazer os requisitos de todas as partes interessadas”.
Consideram-se partes interessadas todas as entidades que de algum modo usufruem ou têm interesses nos produtos e serviços da organização : os seus Clientes e Utentes, claro, mas também os seus Accionistas e Investidores, os Colaboradores, a Sociedade, o Meio Ambiente e o próprio Estado que, através da Legislação e Regulamentação que publica, completa os requisitos dos Consumidores/Utentes dos produtos e serviços.
A Qualidade é assim e cada vez mais, o “motor” do sucesso de qualquer organização e o grande factor de distinção e escolha de produtos e serviços.
A Qualidade de uma organização, dos seus produtos e serviços é um valor inegável e factor concorrencial decisivo (a escolha de um produto ou serviço é cada vez mais baseada na respectiva Qualidade).
A globalização da economia relança e acentua a competição entre os diversos produtos e serviços e a sua selecção é feita com base na respectiva Qualidade.
A Qualidade é assim uma imposição crescente em qualquer que seja o mercado no qual a organização se insere.
No entanto o simples enunciado da Qualidade dos produtos e serviços, não é suficiente. O que se exige também é que a organização comprove dispor dos meios e recursos necessários ao desenvolvimento de produtos e serviços de Qualidade e à sua melhoria continua, por forma a acompanhar o crescente e natural aumento de exigência dos seus Clientes.
A Certificação da Qualidade é o processo pelo qual uma entidade reconhecida como idónea e competente (entidade certificadora) comprova (certifica) formalmente que os Produtos, Serviços e Processos (conjunto de actividades das quais resultam os produtos e serviços) de uma determinada organização obedecem a regras ou normas específicas.
As regras ou normas que a organização tem de respeitar por forma a poder ser Certificada, são as Normas ISO 9000, publicadas pela “International Organization for Standardization” e as únicas que têm aceitação universal.
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